BIG DATA é 3D !!

13/02/2014

BIG DATA é mais do que a grande explosão de dados.

 

Por avaliação do Gartner,  o termo BIG DATA é relativo e se aplica sempre que a capacidade da organização exceder sua capacidade atual de gerenciar, armazenar e analisar os dados.

 

Permitam-me sem qualquer pretensão técnica repercutir uma forma que simplifica o entendimento de BIG DATA ao transportar a visão inicial 2D (volume e crescimento) para uma imagem 3D (volume, velocidade e variedade de dados).

 

Percebeu-se afinal que BIG DATA é tridimensional, como afirmou o IEEE ao prever crescimento exponencial em 2014 nos 3 eixos considerados e a complexidade relacionada não só ao armazenamento mas as novas formas de tratar esta variedade dos dados.

 

Novas ferramentas analíticas são necessárias a partir da "enxurrada de dados".

Novos profissionais de TI deverão ser alocados desde desenvolvedores e administradores até cientistas. Todos com conhecimento multidisciplinar. 

 

Há pouco mais de um ano BIG DATA era mencionado como o novo desafio do CIOs, e todos da área de tecnologia (dos usuários aos fabricantes) viram neste desafio uma "onda tecnologica" que necessariamente deveria ser surfada conhecendo-a bem ou não, como bem retratou Dan Ariely do MIT (06/01/2013) em seu comentário:

“Big data is like teenage sex: everyone talks about it, nobody really knows how to do it, everyone thinks everyone else is doing it, so everyone claims they are doing it… “

 

Algumas correntes como a SAS (Líder em Inteligência Analítica & Mineradora de Dados) abordam as dimensões de BIG DATA também a partir da 

Variabilidade -  revelando que o fluxo de dados pode ser altamente inconsistente com picos periódicos. Há algo virando tendência nas mídias sociais?  Haverá um grande IPO se aproximando?  Eventos sazonais desencadeiam picos de carga de dados e isso passa a ser um desafio para gerenciar - especialmente quando temos as mídias sociais envolvidas, e da 

 

Complexidade - Grandes volumes de dados vêm de diversas fontes. É um gigantesco desafio limpar, vincular, correlacionar e transformar os dados de um sistema. A governança de dados pode ajudar a determinar como os dados se relacionam e como integrar os ativos de dados estruturados e não estruturados para produzir informações uteis, adequadas e atualizadas.

 

A conclusão - BIG DATA é 3D:

  1. volume,

  2. velocidade

  3. variedade de dados

e as dimensões são pressionadas pela Variabilidade  e Complexidade.

 

Agora que o restante do desafio emergiu percebe-se o quanto as organizações e seus talentos deverão investir na busca de soluções.

 

Ainda recuperando-se da ressaca da "onda BIG DATA" surge o que o IEEE resolveu chamar de EXTREME DATA. Assim seguimos entre ondas e marolas... 

 

A empresa digital Digital Enterprise) é alavancada pelo conjunto BIG DATA + MOBILE + CLOUD + SOCIAL, que nada mais é do que a representação das tecnologias que atualizam as organizações modernas, por isso mesmo o conjunto é indissociavel.

Please reload

Destaques

HP SimplyStore IT

19/02/2014

1/5
Please reload

Publicações Recentes

February 19, 2014

February 19, 2014

February 17, 2014

Please reload

Busca Por Tags
  • facebook-square
  • google-plus-square

© 2014 Novatti